domingo, 9 de dezembro de 2012

10º dia - 09/12/12 - domingo - minha história

Hoje é o décimo dia da minha reeducação alimentar, e eu sei que ainda estou falha num monte de coisas. Mas, a decisão de emagrecer está tomada, e eu vou seguir em frente, às vezes mais depressa, outrora mais devagar, pode demorar o quanto for, mas chegarei lá. Penso que R.A. é assim mesmo, é decidir mudar, é detectar o que está errado e mudar pra melhor e persistir até que aquilo se torne um hábito, e nesse conjunto de mudanças, devagar mudar todos os hábitos pra melhor.

Hoje quero falar um pouco de mim, da minha história e do que me motivou a voltar a querer emagrecer. Penso que lembrando de tudo e colocando pra fora, é uma forma de tentar me entender e entender os motivos que me levaram a engordar, para que eu possa bancar um emagrecimento definitivo.


Pelo que eu me lembro, eu era uma criança magra, sempre pratiquei atividade física, e comecei a engordar na pré adolescência, com 11 pra 12 anos, que foi juntamente com a  menarca (primeira menstruação). Desde essa época que minha menstruação é irregular e tenho problemas hormonais também. E desde então nunca mais fui magra de verdade. 

Com 16 anos cheguei aos 84 kg, e fui a um endocrinologista, que me receitou fenproporex com fluoxetina, e a dieta dos pontos. Obviamente emagreci 10 kg em uns dois meses, cheguei aos 74 kg, fiquei linda, sem barriga, vestindo calça 42, porque pro meu biotipo 74 eu estava magra. Porém, pergunta quem seguiu a dieta? Porque eu não fui, emagreci porque tomava os remédios e fazia academia. Mas, esses remédios para emagrecer (nada contra, já recorri demais a eles, rs) são uma faca de dois gumes: emagrecem, mas tem muitos efeitos colaterais, e eu que já era mau humorada, fiquei insuportável, nem eu me aguentava, que dirá minha família e amigos. Portanto, achei melhor parar. E foi nisso foi quando eu acabei o ensino médio, entrei na faculdade a noite, parei a academia e estava numa fase depressiva. Ou seja, passava o dia em casa sozinha fazendo o que? Comendo. E em menos de um ano eu tinha recuperado os 10 kg perdidos (Sim, perdidos, porque encontrei eles e os amigos rsrs), e tinha ganhado de presente de grego mais 15, totalizando uns 25 kg engordados. Foi quando final de 2006, início de 2007 eu estava com 98 kg, meu maior peso até então. 
Inicio de 2007 - 98 kg

No primeiro semestre de 2007, com um pouco de dieta e um pouco de atividade física eu consegui não engordar mais, e emagreci uns 5 kg. Pouco pra um semestre, mas eu já me contentava em não ter engordado mais. No segundo semestre de 2007 eu mudei da cidade onde eu morava com meus pais no Mato Grosso, e fui pra Santos-SP morar com meus avós, nessa época eu tinha uns 19 anos. Me motivei a caminhar na praia e fazer academia. Voltei a tentar a reeducação alimentar, mas mais uma vez lancei mão de remédios. Lembro que tomei termogênicos (aceleram o metabolismo, queimam gordura e dão pique pra malhar) e sibutramina. Não os dois ao mesmo tempo. Eu comia direitinho, claro, com algumas escapadelas aqui, outras ali, mas nada compulsivo. Tinha várias técnicas pra não cair em tentação. Consegui voltar aos 84 kg.
Meio de 2008 - 84 kg
Mas eu sou burra que só vendo, a cada decepção amorosa que eu passo, eu engordo uns 15 kg, haha. E logo engordei e fiquei um bom tempo conseguindo manter meu peso entre 90 e 95. Porém, como falei no primeiro post, eu tinha um trabalho agitado, subia e descia escada, fazia faculdade, aula de boxe, balada etc. E sai desse trabalho e fiquei dois meses enfurnada dentro de casa, sem colocar o nariz pra fora, só comendo. E era inverno do ano passado (2011) Passei dos 100, e ai que liguei o foda-se mesmo. Bom, resumindo, nesse ano eu estava com mais ou menos 103 kg, trabalhando, mas num trabalho bem mais tranquilo, e meu pai ficou doente e minha mãe foi pro Mato Grosso cuidar dele, e eu fiquei morando sozinha. Eu que nunca tive aptidão pra cozinha, recorri ao congelado, e a comida na rua. E com foda-se ligado, e com a compulsão alimentar a mil, consegui a proeza de chegar aos 118,7 kg. Agora, três semanas depois de decidir emagrecer, estou com 115,7 kg.

Agora, por que eu decidi emagrecer já que estava obesa mesmo?
- Porque nenhuma roupa estava servindo, e as que serviam ou eram feias, ou ficavam feias no corpo;
- Porque eu não conseguia mais fazer algumas coisas básicas ou tinha muita dificuldade, como colocar meia, amarrar os tênis, abotoar as sandálias, lavar os pés, subir escada, sentar no chão pra brincar com minha sobrinha e com os meus alunos, dirigir, etc;
- Porque eu parecia grávida nas fotos e pessoalmente devido ao tamanho da barriga;
- Porque minha autoestima é inversamente proporcional ao meu peso;
- Porque eu havia parado de me olhar no espelho;
- Porque minha saúde está ameaçada. Minha tireóide está totalmente desregulada, assim como minha parte hormonal, diabetes, colesterol, além de dores nos pés e joelhos.
- Etc.

Quero emagrecer por mim, pela minha saúde, pra conseguir de volta minha saúde, minha flexibilidade, e minha autoestima. Quero voltar a me olhar no espelho, não quero mais viver introspectiva no meu mundo por ter medo de me expor.

E é isso. Vamos que vamos.


Foto tirada logo após de terminar o texto.

Eu fiz uma montagem de várias fotos que eu estou magra e coloquei como fundo de tela do meu computador, pra que eu olhe todos os dias, e lembre sempre de como quero voltar a ser.





  • Alimentação

Café da manhã

Não tomei porque levantei as 11h30. Rs. Há tempos não dormia tanto, estava precisando.

Almoço 12h30

- 2 col de sopa de arroz;
- 2 col de sopa de macarrão;
- 2 sobrecoxas de frango pequenas;

Lanche da Tarde 16h30

- 1 iogurte de laranja e mel;

Jantar 19h30

- 1 pedaço de pizza;
- coca-cola;

Um comentário:

  1. Oi lindona!!! Adorei sua visita lá no meu blog e vim retribuir sua visita e conhecer um pouco mais sobre vc! Tbm passei por esses efeitos sanfonas, mas continue firme, estarei sempre por aqui acompanhando seu emagrecimento, sucessos querida! Bjsss

    ResponderExcluir