segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

1º dia - Retorno 2 + Pesagem

Boa noite pessoal, como foi a semana de vocês?
Bom, como já disse aqui, se estou longe do blog, pode crer que tô jacando lindamente por aqui. Rs. Mas vamos ao que interessa, a pesagem desse sábado deu 115,4, dando um saldo de -0,2 na semana. Mas, eu penso que como semana passada deu a mais mesmo por causa da atividade física, mesmo sendo uma semana boa, essa deu a menos, mas creio que engordei. Minha barriga estava mais reta. 

Resumindo, foi uma semana tensa, eu não cuidei da alimentação. Alias, até cuidava, no café da manhã, tomava a vitamina com semente de chia, lanche da manhã bonitinho, mas ai do almoço pra tarde eu enfiava o pé na jaca com gosto. E não fiz atividade física nenhum dia. Porém, como eu estou firme no propósito, repito mais uma vez que vou RECOMEÇAR.
Eu tenho prestado muito a atenção em mim, nas minhas atitudes, refletindo no passado, pra entender o motivo de eu ter me abandonado, e ter engordado assim como deixado de fazer muitas coisas. Eu já tenho conseguido avanços nesse quesito. Tem sido muito importante observar como foi a minha infância, a foma como fui criada, o que ouvi lá atrás, e tenho tirado várias conclusões. Não tenho feito isso pra achar culpado, mas sim pra resolver a falta de autoestima e a obesidade de uma vez por todas. É preciso tomar muito cuidado pra não culpar ninguém, por exemplo, eu poderia muito bem culpar os meus pais por não ter autoestima, já que andei refletindo e percebi que muito das minhas crises existenciais, de autoestima, muitos tabus e bloqueios tem a ver com a criação que tive, mas não podemos culpá-los, sem antes olharmos também o porque eles são do jeito que são, mas como o foco sou eu, preciso me resolver com o passado pra seguir em frente. 

Acessando o blog Magreletes, encontrei dois vídeos que a Cíntia postou de uma entrevista que ela fez com uma psicóloga. O primeiro vídeo fala sobre obesidade e depressão. E ai foi um tapa na minha cara, porque eu sempre "maquiei" que estava bem e mentia pra mim mesma que não tinha depressão. Mas sempre tive. E como tenho me observado desde a infância, eu sempre fui uma criança depressiva, e isso foi piorando na adolescência e piorando mais na fase adulta. Claro que não é um caso de depressão severo, já que eu trabalho e faço as coisas do dia-a-dia. Mas, nos últimos dois anos, eu me enclausurei dentro de casa. Só trabalhava por obrigação mesmo, mas não tinha motivação pra nada, foi ai que eu me abandonei de uma vez por todas. Não praticava atividade física, parei de passar maquiagem, parei de me olhar no espelho, não passava mais creme, fazia a unha quando não dava mais, só usava o cabelo preso, não me arrumava pra ir trabalhar etc.

No meu caso, e penso que na maioria das pessoas que se encontra com obesidade hoje em dia, minha obesidade é muito ligada as minhas emoções. Eu tenho uma vida meio "agitada", sempre passando nervoso etc. Então acabo sempre me sabotando e tendo o pensamento errado "Ah, hoje eu passei muito nervoso mereço/necessito comer algo gostoso e engordante e tomar uma coca-cola bem gelada.". E não é assim que deve funcionar.

Meu processo de emagrecimento não se baseia apenas em perda de peso, mas sim, mas também em recuperar autoestima, saúde, descobrir quem eu sou de verdade embaixo dessa gordura toda. Nessa semana que passou, apesar de não ter feito atividade física nem ter cuidado da alimentação, eu obtive alguns avanços em questão de autoestima: Iniciei as sessões de drenagem linfática; tenho feito as unhas regularmente (inclusive arriscando algumas técnicas de Nail art que aprendi no CutePolish); voltei a usar maquiagem (aprendi algumas técnicas com a Alice Salazar); tenho passado creme no corpo, mãos e pés diariamente; hidratação no cabelo... Pode parecer que essas coisas são corriqueiras pra quem está acostumado. Eu também já estive um dia. Mas no processo de autoabandono, eu deixei de fazer tudo isso, só fazia quando realmente não tinha mais jeito. Tenho prestado mais atenção em mim, no meu corpo, e isso tem sido muito importante, vejo como uma base, um alicerce para o emagrecimento.

Hoje não é o primeiro dia desse processo. A decisão foi tomada em 30 de novembro de 2012, que foi quando comecei o blog. E desde então, tenho aprendido, tropeçado, caído, levantado e recomeçado. E vou recomeçar sempre. Todavia, hoje é o primeiro dia que consegui manter a reeducação alimentar O DIA TODO. Estou muito orgulhosa, e será o primeiro dia de uma vida de reeducação alimentar. Não fiz atividade física porque a Tati (moça da drenagem) veio aqui para fazer a drenagem, então não deu. Já me organizei quanto a isso.

Beijokas e até amanhã!

Maquiagem que aprendi.


Unha de jornal que ficou parecendo livro. rs...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário